Carreiras Digitais & CiaCursos

Seminário amplia debate sobre soberania digital e uso de plataformas na educação

A contratação de serviços de plataformas pelas Secretarias de Educação, incluindo a utilização de IA para a produção de conteúdo, e o papel da indústria nacional de software no avanço das tecnologias em escolas são alguns dos temas que farão parte do Seminário Educação em um Cenário de Plataformização e de Economia de Dados, que será realizado nesta quarta-feira (26), a partir das 14h, em Brasília (DF).  

Promovido pelo Grupo de Trabalho sobre Plataformas Educacionais do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento contará com o lançamento de livro que compila os estudos realizados pelo GT sobre o uso de plataformas educacionais durante o período da pandemia. Com abertura de Rafael Evangelista (CGI.br) e Letícia Cesarino (UFSC), o encontro debaterá ações e políticas para a construção de uma infraestrutura e serviços digitais na área de educação, visando fortalecer as soberanias digital e tecnológica do país.  

Na primeira mesa, um debate multissetorial irá se debruçar sobre os “desafios do avanço de plataformas digitais na educação: estudos de caso”, com a participação de Carolina Israel (UFPR), Izabella Martins (CIEB), Priscila Gonsales (Educadigital/UNICAMP), Claudio Furtado (CGI.br/SECTIES-PB). Na sequência, serão abordadas “políticas para soberania digital e tecnológica na educação”, com contribuições de Andrei Amaral (RNP), Daniele Monteles (Funbosque/UFPA), Eduardo Giraldez (IP.TV), Leonardo Cruz (UFPA) e Barbara Bacellar Godoy (SEB/MEC). A mediação dos debates será conduzida por Rafael Evangelista (CGI.br).

O seminário é aberto ao público e com transmissão ao vivo pelo canal do NIC.br no YouTube (Link). As vagas para participação presencial são limitadas. 

Anote na agenda

Quando: 26 de junho de 2024
Onde: Windsor Plaza Brasília
SHS Qd 05 BI. H – CEP 70322-912
Horário: 14h às 18h
Transmissão online: Link

Você também vai gostar

Leia também!