Cursos

Curso de Lógica de Programação #10 – Revisão de Conteúdos

programar

Olá a todos do Guia, como foi a semana? Tudo na paz, eu espero!  Nessa aula, faremos um resumão de tudo que vimos, e só então passaremos para uma introdução de POO (Programação Orientada a Objetos).  Mas primeiro, correção dos exercícios!

gdpc

1 – Desenvolva um algoritmo que exiba os números ímpares maiores que 100 e menores que 200:

Program Pzim ;

var cont:integer;

Begin

for cont:=(100) to (200) do // Início = 100, Fim = 200

Begin // Como mais de um comando será regido pelo looping é necessário o uso do begin, estipulando assim o bloco utilizado;

writeln(cont);

cont := cont + 1; // Além do incremento usual do for o cont recebe mais um, resolvendo assim o algoritmo;

end; // Finalizando o bloco.

End.

Nesse exercício é só alterarmos o exemplo que foi dado na aula anterior. O detalhe importante é a incrementação do cont dentro do for. O for tem um contador automático que sempre aumenta um a variável; se acrescentamos mais um (cont := cont + 1) significa que aumenta-se dois a cada giro.

2 – Crie um script no qual o usuário digita o intervalo que deverá ser incrementado e exiba os pares dentro deste intervalo:

Program Pzim ;

     var num1, num2, cont:integer;

Begin

     write(‘Digite o primeiro número: ‘);

     readln(num1);

     write(‘Digite o último número: ‘);

     readln(num2);

if(num1 mod 2 = 0) then

     Begin

          for num1:=(num1) to (num2) do

               Begin

                    writeln(num1);

                    num1 := num1 + 1;

               End;

          end

else

     Begin

          num1:=num1 + 1;

               for num1:=(num1) to (num2) do

          Begin

               writeln(num1);

               num1 := num1 + 1;

          End;

end;

End.

Esse exercício é prazeroso demais, não é difícil, exige que se pense muito! Porque cada detalhe precisa ser lembrado, primeiro o teste na variável inserida, para saber se é par ou ímpar, depois a incrementação do valor. Para aprendermos melhor, não colocarei a explicação linha a linha, isso será feito na próxima aula, leia e releia o código acima, tente traduzir o que ele faz e assim fixar conteúdo!

Exercícios corrigidos, vamos à revisão!

A programação estruturada baseia-se  em três princípios,  interação, repetição e controle. Interação são “read” e “write”, são comandos de leitura e escrita, respectivamente; repetição são “while do”, “repeat until” e o “for” e as de controle como o “if then” e “else”. Fica muito bom de falar sobre, já que vimos todo o conteúdo.

Tipos de Variáveis

Int (números inteiros), real (número quebrados), string (textos)… Existem várias outras, mas todas derivam dessas três, sabendo usá-las é um ótimo começo.  Alguém pode perguntar: “Deles e o booleano?” Bem… variável do tipo boolean acaba sendo um inteiro que precisa ser testado, e só aceita duas entradas, verdadeiro  ou falso, true ou false, 0 ou 1, V ou F.

Operadores

Os comuns são adição (+), subtração (-), multiplicação (*) e divisão (/), ainda temos o mod (este pega o resto da divisão).

Nossa seção de exercícios será mais longa, espero que exercitem bem para fixar conteúdo, não esqueçam que a próxima aula será sobre Orientação a Objetos, que é a tendência de programação atualmente!

EXERCÍCIOS

1 – Escreva um algoritmo que armazene o valor 10 em uma variável A e o valor 20 em uma variável B. A seguir (utilizando apenas atribuições entre variáveis) troque os seus conteúdos fazendo com que o valor que está em A passe para B e vice-versa. Ao final, escrever os valores que ficaram armazenados nas variáveis.

2 – A jornada de trabalho semanal de um funcionário é de 40 horas. O funcionário que trabalhar mais de 40 horas receberá hora extra, cujo cálculo é o valor da hora regular com um acréscimo de 50%. Escreva um algoritmo que leia o número de horas trabalhadas em um mês, o salário por hora e escreva o salário total do funcionário, que deverá ser acrescido das horas extras, caso tenham sido trabalhadas (considere que o mês possua 4 semanas exatas).

3 – Faça um algoritmo para ler um número que é um código de usuário. Caso este código seja diferente de um código armazenado internamente no algoritmo (igual a 1234) deve ser apresentada a mensagem ‘Usuário inválido!’. Caso o Código seja correto, deve ser lido outro valor que é a senha. Se esta senha estiver incorreta (a certa é 9999) deve ser mostrada a mensagem ‘senha incorreta’. Caso a senha esteja correta, deve ser mostrada a mensagem ‘Acesso permitido’.

4 – Escreva um algoritmo para imprimir os números de 1 (inclusive) a 10 (inclusive) em ordem decrescente.

5 – Ler 2 valores, calcular e escrever a soma dos inteiros existentes entre os 2 valores lidos (incluindo os valores lidos na soma). Considere que o segundo valor lido será sempre maior que o primeiro valor lido.

Justificativa:

Todos os exercícios acima simulam o mundo real. Se conseguirmos fazer a contento, estaremos prontos para evoluir no conteúdo e partir para a Programação Orientada a Objetos.

Espero que este resumão ajude-nos na caminhada, até a próxima aula! Grande Abraço!

Tags: Cursos, Destaques, Lógica de Programação

Você também vai gostar

Leia também!