Olá a todos do Guia, como foi a semana? Tudo na paz, eu espero! Nessa aula, faremos um resumão de tudo que vimos, e só então passaremos para uma introdução de POO (Programação Orientada a Objetos). Mas primeiro, correção dos exercícios!
1 – Desenvolva um algoritmo que exiba os números ímpares maiores que 100 e menores que 200:
Program Pzim ;
var cont:integer;
Begin
for cont:=(100) to (200) do // Início = 100, Fim = 200
Begin // Como mais de um comando será regido pelo looping é necessário o uso do begin, estipulando assim o bloco utilizado;
writeln(cont);
cont := cont + 1; // Além do incremento usual do for o cont recebe mais um, resolvendo assim o algoritmo;
end; // Finalizando o bloco.
End.
Nesse exercício é só alterarmos o exemplo que foi dado na aula anterior. O detalhe importante é a incrementação do cont dentro do for. O for tem um contador automático que sempre aumenta um a variável; se acrescentamos mais um (cont := cont + 1) significa que aumenta-se dois a cada giro.
2 – Crie um script no qual o usuário digita o intervalo que deverá ser incrementado e exiba os pares dentro deste intervalo:
Program Pzim ;
var num1, num2, cont:integer;
Begin
write(‘Digite o primeiro número: ‘);
readln(num1);
write(‘Digite o último número: ‘);
readln(num2);
if(num1 mod 2 = 0) then
Begin
for num1:=(num1) to (num2) do
Begin
writeln(num1);
num1 := num1 + 1;
End;
end
else
Begin
num1:=num1 + 1;
for num1:=(num1) to (num2) do
Begin
writeln(num1);
num1 := num1 + 1;
End;
end;
End.
Esse exercício é prazeroso demais, não é difícil, exige que se pense muito! Porque cada detalhe precisa ser lembrado, primeiro o teste na variável inserida, para saber se é par ou ímpar, depois a incrementação do valor. Para aprendermos melhor, não colocarei a explicação linha a linha, isso será feito na próxima aula, leia e releia o código acima, tente traduzir o que ele faz e assim fixar conteúdo!
Exercícios corrigidos, vamos à revisão!
A programação estruturada baseia-se em três princípios, interação, repetição e controle. Interação são “read” e “write”, são comandos de leitura e escrita, respectivamente; repetição são “while do”, “repeat until” e o “for” e as de controle como o “if then” e “else”. Fica muito bom de falar sobre, já que vimos todo o conteúdo.
Tipos de Variáveis
Int (números inteiros), real (número quebrados), string (textos)… Existem várias outras, mas todas derivam dessas três, sabendo usá-las é um ótimo começo. Alguém pode perguntar: “Deles e o booleano?” Bem… variável do tipo boolean acaba sendo um inteiro que precisa ser testado, e só aceita duas entradas, verdadeiro ou falso, true ou false, 0 ou 1, V ou F.
Operadores
Os comuns são adição (+), subtração (-), multiplicação (*) e divisão (/), ainda temos o mod (este pega o resto da divisão).
Nossa seção de exercícios será mais longa, espero que exercitem bem para fixar conteúdo, não esqueçam que a próxima aula será sobre Orientação a Objetos, que é a tendência de programação atualmente!
EXERCÍCIOS
1 – Escreva um algoritmo que armazene o valor 10 em uma variável A e o valor 20 em uma variável B. A seguir (utilizando apenas atribuições entre variáveis) troque os seus conteúdos fazendo com que o valor que está em A passe para B e vice-versa. Ao final, escrever os valores que ficaram armazenados nas variáveis.
2 – A jornada de trabalho semanal de um funcionário é de 40 horas. O funcionário que trabalhar mais de 40 horas receberá hora extra, cujo cálculo é o valor da hora regular com um acréscimo de 50%. Escreva um algoritmo que leia o número de horas trabalhadas em um mês, o salário por hora e escreva o salário total do funcionário, que deverá ser acrescido das horas extras, caso tenham sido trabalhadas (considere que o mês possua 4 semanas exatas).
3 – Faça um algoritmo para ler um número que é um código de usuário. Caso este código seja diferente de um código armazenado internamente no algoritmo (igual a 1234) deve ser apresentada a mensagem ‘Usuário inválido!’. Caso o Código seja correto, deve ser lido outro valor que é a senha. Se esta senha estiver incorreta (a certa é 9999) deve ser mostrada a mensagem ‘senha incorreta’. Caso a senha esteja correta, deve ser mostrada a mensagem ‘Acesso permitido’.
4 – Escreva um algoritmo para imprimir os números de 1 (inclusive) a 10 (inclusive) em ordem decrescente.
5 – Ler 2 valores, calcular e escrever a soma dos inteiros existentes entre os 2 valores lidos (incluindo os valores lidos na soma). Considere que o segundo valor lido será sempre maior que o primeiro valor lido.
Justificativa:
Todos os exercícios acima simulam o mundo real. Se conseguirmos fazer a contento, estaremos prontos para evoluir no conteúdo e partir para a Programação Orientada a Objetos.
Espero que este resumão ajude-nos na caminhada, até a próxima aula! Grande Abraço!