Olá a todos, como foram de final de semana? O meu foi bem tranquilo, obrigado! Já passamos por cinco aulas, e espero que um alicerce bem sólido seja construído em todo o processo! Hoje aprenderemos sobre o CASE, a estrutura é bem simples, mas antes, vamos ao costume saudável de corrigir os exercícios.
CORREÇÃO:
1 – Desenvolva um algoritmo que receba duas variáveis e informe se uma é maior que outra ou se são iguais.
Program Pzim ;
Var a,b:Integer;
Begin
write (‘Digite a primeira variável: ‘);
readln (a);
write(‘Digite a segunda variável: ‘);
readln(b);
if (a > b) then
write(‘ A variável ‘,a,’ é maior que ‘,b)
else if (a < b) then
write(‘ A variável ‘,b,’ é maior que ‘,a)
else
write(‘ As variáveis são iguais ‘);
End.
2 – Imagine-se desenvolvendo um sistema para uma escola, o usuário digitará uma nota do aluno e o algoritmo deverá devolver a situação do aluno, se o aluno obter nota maior ou igual a 7, o sistema deverá responder “Aluno Aprovado”, se entre 5 e 7, “Recuperação”, se menor que 5, “Reprovado”.
Program Pzim:
Var nota:real;
Begin
writeln(‘Aula 5 Exercício 02′);
writeln(‘Digite a nota’);
read(nota);
If (nota >= 7 ) then
write (‘Aluno aprovado!’)
else if(nota <= 5)then
write (‘Aluno reprovado!’)
else
write(‘Aluno de recuperação!’);
End.
Você deve imaginar o porque de não haver aquelas explicações linha a linha, o fato é que neste ponto do curso já fica interessante que você, futuro programador, já consiga traduzir a função dos códigos acima. Se ainda não tem essa habilidade, não se preocupe, tudo é muito treinamento, então, não desanime!
A estrutura condicional que aprenderemos hoje é uma evolução do If, sabendo que o If trabalha apenas como uma estrutura de condição, o CASE OF. Vamos aos finalmente.
CONHECENDO A ESTRUTURA DO CASE OF:
Não existe maneira mais interessante de apresentar uma estrutura do que mostrando a função desta:
Program Pzim ;
Var numero : Integer;
Begin
write(‘Digite o número desejado: ‘);
readln(numero);
case numero of // Neste momento a variável número é testada, o valor é pegue do usuário e inicia-se as comparações.
1 : writeln(‘Digitou Um’); // Se o número inteiro digitado for igual a 1, ele exibirá o comando referente ao 1
2 : writeln(‘Digitou Dois’); // Se o número digitado for 2, ele exibirá 2
3 : writeln(‘Digitou Três’); // 3 exibe 3
else //Essa parte é uma das mais legais, se nenhum dos números digitados for referente as opções acima ele exibe o conteúdo do ELSE
writeln(‘O número digitado é maior que três’);
end;
end.
Bem, sempre ficamos na dúvida em usar o IF ou o CASE OF,vamos tentar tirar essa dúvida, quando temos várias opções de execução, CASE OF é o mais indicado, deixa o código bem limpo, porque o uso do IF de forma repetitiva, o código fica sujo. Algumas Linguagens de Programação restringem o uso do CASE OF para variáveis do tipo char, integer ou boolean, o Java permite o uso do STRING, mas é outro caso, vocês irão gostar de cursos posteriores.
Analisando a estrutura do case temos:
Case VARIÁVEL of // Case (caso em tradução livre), VARIÁVEL é uma entrada de usuário, este colocará o valor que será pegue por um READ, “of” inicializa o teste do case.
VARIÁVEL : comando; // Se a variável digitada for igual a opção, o comando a frente será executado. Por exemplo 1 : write(‘Valor 1’); // Se a variável digitada for igual a 1 será exibido pelo sistema a mensagem “Valor 1”.
Terminaremos a estrutura CASE OF na próxima aula, temos alguns detalhes legais que precisam ser tratados, não trataremos agora porque senão a aula ficaria muito extensa. Mas na próxima dará certo!
Captou a mensagem? Se houverem dúvidas, é só postar nos comentários, estaremos juntos até o final dessa jornada! Grande abraço!