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Curso de Lógica de Programação – #04 Estruturas Condicionais

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Bom dia meu amigo, tudo na santa paz? Bem, aqui estamos! A primeira coisa a se fazer é corrigir os nossos exercícios, vamos lá?

Peguei o exercício do aluno Rogério, postado nos comentários da aula anterior, está tudo certinho! Só acrescentei algumas explicações para tentar zerar as dúvidas.

CORREÇÃO:

1 – Quais os tipos das variáveis listadas abaixo?

a)3 – Variavel do tipo inteiro. (Quando o numeral aparece “limpo e seco” é do tipo inteiro);

b)3.0 – Variavel do tipo real. (Nesse caso, apesar de ter o mesmo valor matemático, este ocupa mais espaços na memória, assumindo assim outro tipo de variável);

c)3.00 – Variavel do tipo real. (Mesmo caso do item b, vale ressaltar que quanto mais números após a vírgula, mais espaço de memória ocupa, para algarismos com muitos números após o ponto existem tipos de variáveis diferentes como double e float);

d)‘3.0’ – Variavel do tipo string. (Não importa o que esteja entre aspas, ele será uma string);

e)‘3’ – Variavel do tipo string.(Mesma coisa do item d).

 

2 – Qual a função do algoritmo abaixo?

Program Pzim ; // Inicializa o programa em Pascal;

Var nome:String; // Criar uma variavel do tipo String;

Begin // Cria o bloco de comandos;

read(nome); // Ler a variável criada anteriormente;

write(nome,nome); // Exibir a variável nome duas vezes;

End. // Encerra o bloco.

 

3 – Desenvolva um algoritmo que receba uma entrada (READ) e a exiba três vezes:

Program Aula3 ;

Var valor1: Integer;

Begin

read(valor1);

write(‘O valor digitado foi ‘, valor1,valor1,valor1);

End.

 

4 – Corrija o algoritmo para que funcione corretamente, informando que alterações precisam ser executadas:

Program Pzim
Var nome:String;
Begin
read(nome);
write(nome,’ ‘,nome)
End.

Bem galera, o erro deste algoritmo é muito comum entre os programadores, alguns não admitem… mas é bem comum! O esquecimento do ponto e vírgula (;), no caso do algoritmo acima, não colocamos o “;” ao final da primeira linha e também na linha que corresponde ao write, abaixo vemos o algoritmo corrigido:
Program Pzim;
Var nome:String;
Begin
read(nome);
write(nome,’ ‘,nome);
End.

 

Opa, terminamos os nossos exercícios, e como se diz na tenra infância, vamos à matéria nova?

Hoje trocaremos uma ideia sobre ESTRUTURAS CONDICIONAIS.

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Analise a seguinte frase: “Se tiver crédito no seu celular, então ligue para seu amigo.” Percebeu que há uma condição para ligarmos para nosso amigo? Eu preciso ter créditos para realizar a ligação. Estruturas condicionais funcionam exatamente assim, você estipula uma condição, se esta for verdadeira, o comando será executado; as traduções para os termos são if (no português, significa “se”) e o then (significa “então”) a estrutura é essa aqui:

Program Pzim ;

Var numero:Integer;

Begin

read(numero);

if (numero > 10) then // Se o número digitado for maior que 10, então o comando da linha seguinte será executado. A condição é o que fica entre parênteses.

write(‘o número é maior que 10’);

End.

Se colocar o algoritmo acima para rodar, o comando write só será exibido se o número digitado for maior que 10. Essa estrutura é muito utilizada para limitar conteúdos ou testar variáreis. O interessante agora é que você teste outros números, para fixar conteúdo.

E se eu quisesse que o sistema realizasse mais de um comando após o if? Bem, é preciso criar BLOCOS DE COMANDOS utilizando o Begin e o End.

Program Pzim ;

Var numero:Integer;

Begin

read(numero);

if (numero > 10) then

Begin // Início do bloco de comandos referente ao if

writeln(‘o número é maior que 10 ‘); //Percebeu o LN depois do WRITE? Pois é, serve para quebrar a linha, assim, o próximo comando será exibido, no momento da executado, na linha abaixo.

write(‘Comando 2’);

end; // Final do bloco de comandos do if

End. // Final do Algoritmo

 

RAPIDINHAS:

1 – Após o “then” não se usa ponto e vírgula;
2 – O único “end” que recebe ponto final é o último, os demais “end” são finalizados com ponto e vírgula.

O conceito do “if” é bem tranquilo! Na próxima aula veremos sobre “else” e “elseif”. Não esqueçam de brincar com o código, criar os próprios, se auto desafiar! Estamos aqui para ajudar no que for necessário!

Exercícios:

1 – Crie um algoritmo que teste o valor de uma variável, se for maior que 1000, exiba a seguinte frase “A variável é maior que mil!”:

2 – Desenvolva um script que receba do usuário uma variável e informe se esta é menor que 98:

 

Justificativa para o exercício:

Questão 1 – O teste de variável é feito constantemente em todo sistema, se é um sistema para caixa de supermercado, o sistema testa se o dinheiro dado pelo cliente é maior que o valor total da compra, e por aí vai. É uma boa prática de programação testar as variáveis, pois evita que o usuário digite dados incorretos.

Questão 2 – Nesse caso, o usuário digitará uma variável que, para ser válida, precisa ser menor que 98. Teste de variáveis devem acontecer SEMPRE.

Os exercícios parecem vagos? É proposital! O cliente, quando encomenda um sistema, geralmente não sabe bem o que quer, e entender as entrelinhas acaba sendo essencial para que este funcione bem!

Qualquer dúvida, comenta aí!

Grande abraço e até a próxima!

 

Tags: Cursos, Lógica de Programação

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