Cursos

Curso Lógica de Programação – #03 Constantes e Métodos de Interação

Olá amigo, como vai? Semana tranquila? Espero que sim! Bem, já estamos em nossa terceira aula, e alguns conhecimentos já foram adquiridos. É interessante que fixemos toda parte teórica da coisa, afinal, não dá para construir uma casa pelo telhado! Se ainda estiver boiando, volta na segunda aula, revisa e corre pra cá! Se ainda assim a dúvida persistir, estamos por perto, posta nos comentários e vamos juntos!

gdpc_pi

Hoje vamos trocar uma ideia sobre CONSTANTES, o nome já se auto explica. CONSTANTE é aquele dado que não sofre nenhuma variação no correr do processo, uma vez inicializado, terá o mesmo valor durante toda execução do sistema. Um bom exemplo é o uso do “PI”, por padrão, atribuímos ao “PI” o valor de 3.14, como no exemplo abaixo, que será explicado linha a linha:

Program Pzim ; // Essa linha funciona como cabeçalho, é aqui que o título do sistema deve ser colocado. No Pascal você não consegue nem sair do lugar se essa linha estiver errada ou inexistir.

CONST PI = 3.14; // Percebeu a diferença entre a declaração de uma variável e uma constante? Na variável colocamos o nome e o tipo (Var valor:Real;), na constante, informamos ao sistema que ela receberá esse valor durante todo o tempo.

Begin // Inicializamos o nosso script;

write(PI); // Exibimos nossa constante;

End. // Finalizamos nosso algoritmo.

WRITE

Nesse ponto você já deve ter percebido a função do write, exibir os dados que estão entre parênteses, mas e se quisermos melhorar a comunicação do sistema com o usuário? O que faremos? Tente fazer o seu algoritmo da seguinte forma:

Program Pzim ;
CONST PI = 3.14;
Begin
write(‘O valor de PI é ‘, PI);
End.

Vamos agora destrinchar a linha sublinhada. A função do “write” já foi explicada anteriormente, mas a novidade é a frase que está entre aspas simples ‘O valor de PI é ‘, quando o compilador encontra qualquer sentença entre aspas simples ele exibe tal qual está.
Se o código digitado for write (‘Guia do PC’); a saída do sistema será Guia do PC, exatamente como está entre aspas. Mas se o intuito for aumentar a interação, basta colocar o nome da variável ou da constante após as aspas, separados por uma vírgula. Parece confuso, mas é só olhar o exemplo que as coisas vão clarear, observe: write (‘O valor de PI é ‘, PI); a saída do sistema será O valor de PI é 3.14, porque o compilador pegou o que estava entre aspas e exibiu igualzinho, e o que estava fora ele entendeu como constante, exibindo assim só o valor da referida. Beleza?

Terminamos a parte de constante e write, agora vamos para o read. Tudo certo até aqui? Espero que sim! Não tenha medo do conteúdo, é simples! E antes de qualquer coisa, acredite em você, vamos terminar o curso com uma ótima base!

READ
A função do read é exatamente inversa a do write, se o write é uma saída de sistema, o read funciona como entrada. Vamos mostrar no algoritmo, para facilitar a compreensão.

Program Pzim ; // Inicializa o programa

Var valor: Integer; // Inicializa a variável valor do tipo inteiro

Begin // Inicializa o bloco de comandos

read(valor); // Solicita que o usuário digite algum valor para que possa ser processado pelo sistema

write(‘O valor de digitado foi ‘,valor); // Exibe o valor.

End. // Encerra o sistema.

Assim que o código for compilado, você perceberá a tela preta, com o cursor piscando, é o sistema aguardando que seja dada alguma entrada pelo usuário, então, é só digitar um valor qualquer e ver o restante do código ser compilado. Fácil?

gdpc_cursor

RAPIDINHAS:
1 – READ em português que dizer LER, o sistema LERÁ o que o usuário inserir;
2 – WRITE, escrever, o sistema EXIBIRÁ o dado que estiver entre parênteses;
3 – Não precisa especificar o tipo da constante, se é inteira, real… Basta informar que é uma constante (CONST);
4 – Toda linha de comando em Pascal é separada por “;” EXCETO o Begin;

Bem tranquila a aula hoje… Mas o que falta para fixarmos o conteúdo? Ah! Exercícios!
Então, vamos a eles!

1 – Quais os tipos das variáveis listadas abaixo?
a)3
b)3.0
c)3.00
d)‘3.0’
e)‘3’

2 – Qual a função do algoritmo abaixo?

Program Pzim ;
Var nome:String;
Begin
read(nome);
write(nome,nome);
End.

3 – Desenvolva um algoritmo que receba uma entrada (READ) e a exiba três vezes:

4 – Corrija o algoritmo para que funcione corretamente, informando que alterações precisam ser executadas:

Program Pzim
Var nome:String;
Begin
read(nome);
write(nome,’ ‘,nome)
End.

Bem, cada exercício nosso terá uma justificativa, além de fixar conteúdo:

Questão 1 – Trabalhará o entendimento dos tipos de variáveis;

Questão 2 – Todo bom programador, com o tempo, consegue “rodar” o código mentalmente, ajuda bastante na hora de criar novas aplicações;

Questão 3 – Prática de conteúdo, começar um algoritmo do zero e fazê-lo funcionar;

Questão 4 – A análise e correção do algoritmo ajudará o programador a dar continuidade a códigos feitos por outros desenvolvedores.

Tente fazer cada exercício com dedicação, na questão que tiver dificuldade, conseguiremos diagnosticar uma eventual debilidade naquela área específica e assim saná-la individualmente.

Por essa semana é só! Ótimo dia a todos! Abraço!

Qualquer dúvida, é só comentar!

 

 

Tags: Cursos, Lógica de Programação

Você também vai gostar

Leia também!