Artigo por Heitor Miranda, Líder Jurídico da Docusign para a América Latina
Não há dúvida de que a transformação digital e o uso de tecnologias de IA nas empresas estão avançando rapidamente e são fundamentais para elas prosperarem. De acordo com a pesquisa da IDC, patrocinada pela Docusign, 35% dos CIOs de companhias na América Latina enxergaram a adoção de inteligência artificial generativa como uma vantagem competitiva em 2024, e essas empresas devem investir 25% de seu orçamento em iniciativas de IA até 2028.
E à medida que as exigências dos negócios modernos aceleram, a gestão do ciclo de vida dos contratos (CLM) também segue evoluindo rapidamente. Atualmente, existem plataformas de CLM que se integram perfeitamente aos sistemas existentes e oferecem soluções compatíveis com dispositivos móveis para a tomada de decisões em movimento. A próxima onda de avanços, incluindo inteligência contextual e IA agentiva, tornará o CLM ainda mais eficaz na mitigação de riscos, aprimoramento da conformidade, automação de tarefas rotineiras e aproveitamento de insights preditivos para fechar negócios mais rapidamente.
Tendo esse cenário em vista, é importante explorar as principais tendências que moldarão o futuro da gestão de contratos:
Reimagine os processos de acordos com IA generativa
A IA generativa é um divisor de águas para muitas áreas de negócios, e o desafio para os profissionais de acordos é usá-la corretamente para impulsionar o valor comercial. Para fazer o melhor uso da IA generativa, é preciso começar pelo problema para garantir que ela seja a ferramenta certa – e começar pelo problema, quando tratamos do processo de acordos de uma organização, exige repensar toda essa esteira, incluindo a criação, negociação, formalização e gestão desses acordos. À medida que a IA generativa avança, ficará mais claro quais soluções são adequadas para cada finalidade, mas é preciso conhecer e reimaginar os próprios processos internos.
Aproveite a IA para gerar acordos e manuais de orientação
Há algum tempo, é possível utilizar um modelo de linguagem de grande escala (LLM) para criar um acordo. Com a relevância dessa tecnologia em 2025, as empresas terão que determinar como equilibrar os trade-offs entre conformidade, consistência e eficiência aumentada ao utilizar essas ferramentas. À medida que a complexidade e o risco aumentam, o trade-off se torna menos claro. Determinar onde e quando aproveitar essas capacidades será um desafio, tanto para fornecedores, quanto para consumidores na geração de acordos.
Outro processo que pode ser transformado pela IA é a criação de manuais de orientação jurídica – os chamados “playbooks”. Tradicionalmente, criá-los tem sido um processo demorado que requer um esforço manual extenso. No entanto, a IA generativa está transformando esse processo ao analisar modelos de acordos padrão de uma empresa e negociações históricas para gerar manuais personalizados automaticamente. Ferramentas com IA podem identificar cláusulas comuns, sugerir a linguagem ideal e destacar áreas que requerem atenção especial, acelerando significativamente o desenvolvimento e a manutenção de manuais de orientação jurídica.
Prepare-se para a era dos agentes de IA
Os agentes de IA, que são sistemas de IA projetados para agir de forma autônoma, estão prestes a revolucionar a gestão de contratos ao automatizar tarefas repetitivas, demoradas e, por vezes, complexas, além de aprimorar as capacidades de tomada de decisão, sendo que algumas dessas capacidades já estão disponíveis. Isso permite que os usuários reduzam significativamente o tempo gasto em trabalho manual, identificando riscos potenciais, garantindo conformidade e sinalizando erros ou inconsistências em tempo real. Apesar de a supervisão humana ainda ser necessária, já que essas ferramentas estão amadurecendo, este é um grande avanço que continuará a crescer em 2025.
Ao propor termos otimizados e identificar soluções mutuamente benéficas, os agentes de IA aceleram o fechamento de negócios e reduzem o fardo da revisão manual. Essa mudança leva a maior eficiência, custos mais baixos, redução de riscos e melhora na precisão, permitindo que equipes jurídicas e de negócios se concentrem em estratégia, inovação e crescimento a longo prazo.
Faça com que seu CLM esteja disponível onde você trabalha
Historicamente, os clientes de CLM precisavam usar diversos sistemas para gerenciar processos de acordos, o que exigia que saíssem de seus fluxos de trabalho. Entretanto, em 2025, espera-se que os benefícios do recurso estejam disponíveis diretamente nas plataformas usadas diariamente, graças a experiências integradas e maior conectividade, permitindo que os dados de acordos fluam livremente entre sistemas como ERP, CRM e CLM. Isso assegura que os usuários possam acessar dados e processos de acordos melhorados sem interromper seus fluxos de trabalho.
Acesse acordos (e os dados contidos neles) em qualquer lugar
Com o aumento do ritmo dos negócios, a necessidade de trabalhar em movimento cresce, exigindo que as soluções tecnológicas sejam igualmente dinâmicas. Ao expandir recursos essenciais para dispositivos móveis, os fornecedores capacitam os usuários a trabalhar de forma integrada entre interfaces de desktop e móveis. Embora redigir um acordo completo no telefone possa não ser ideal, visualizar dados de aprovação e fatores de risco para aprovar e assinar em movimento já é viável. Essa capacidade de agir rapidamente e a partir de qualquer lugar torna os negócios mais eficientes e competitivos.
Obtenha insights sobre acordos com contexto
Contextualmente, uma linguagem de baixo risco e em conformidade em um acordo pode ser de alto risco e não conforme em outro. Para que as soluções avancem além da informação pura e estática e passem a fornecer inteligência significativa, elas precisam oferecer insights dinâmicos que reflitam as nuances de cada acordo e parte, com base em dados históricos e contextuais. O próximo horizonte são as plataformas de acordos que incorporam dados históricos, comportamento do usuário e informações de terceiros para fazer recomendações inteligentes. Seja gerando acordos em conformidade para partes específicas ou revelando insights em todo um portfólio, os clientes precisam de soluções com inteligência contextual para transformar a maneira como trabalham. Aproveitar a inteligência contextual com dados de sistemas de negócios integrados como CRM e ERP se tornará a plataforma de gestão de acordos otimizada que o mercado deseja.