Quando estava procurando uma imagem para ilustrar o post dos 15 anos do Guia do PC consultei o excelente WayBackMachine do Internet Archive para ver se encontrava a logomarca do Guia do PC. Apesar de ter encontrado algum conteúdo antigo do Guia, a logomarca não estava disponível. Tive que revirar um de meus discos de backup para achar o tal arquiivo.
É claro que aproveitei para navegar entre os antigos textos do Guia e colunas que eu publicava nos jornais. Relendo esses textos é que a gente percebe como a informática tem evoluído com o passar dos anos. Sempre me considerei um cara de sorte por ter acompanhado toda evolução dos PCs desde o seu lançamento. O meu primeiro PC tinha uma configuração comum para a época (1983) – era o chamado PC-XT:
- Placa-mãe com processador 8088 rodando a 4,77 Mhz (ou 8 MHz no modo “turbo”) e 640 kbytes de memória RAM.
- Gabinete padrão desktop com 2 drives para leitura de disquetes de até 360 Kbytes de capacidade.
- Placa de video padrão CGA (com resolução máxima de 640 por 200 pixes com 2 cores – para conseguirmos mais cores a resolução tinha que diminuir!)
- Monitor padrão CGA fósforo âmbar (muito chique para época em que todos eram de fósforo verde!)
- Placa Super I/O com 1 porta paralela e 2 portas seriais.
- Teclado “padrão XT”
- HD – nem pensar! – custava muitíssimo caro!
- Mouse: para quê? Eu usava MS-DOS!
- Placa de som – nope! Só o beep interno do PC.
- CD-ROM, Placa Fax/Modem, etc. – Nem sabia direito para que serviam!

O mais legal é que dava pra fazer muita coisa legal com esse micro naquela época! Os jogos eram ridículos, mas os editores de texto e planilhas eletrônicas funcionavam muito bem. Lembro quando consegui comprar uma impressora matricial e depois editei e imprimi o cardápio do restaurante do meu pai que tinha gráficos e letras que eram impossíveis de fazer usando uma máquina de escrever! Foi um sucesso!
E aí? Qual foi a configuração do seu primeiro PC? Deixe aí nos comentários para que possamos relembrar dos velhos tempos! Grande abraço a todos!