A desfragmentação de disco é uma das tarefas que devem estar na lista da manutenção do computador. Nunca ouviu alguém pedindo para que você desfragmentasse o disco em busca de uma performance melhor no gerenciamento de arquivos? Saiba o que é e como funciona esse processo.
Definição
Antes de tudo, nada como dar uma explicação em poucas palavras do que veremos no artigo, né? :P. Enfim, a Desfragmentação de disco é o processo de consolidação de pedaços de arquivos fragmentados (espalhados) no disco rígido do computador.
Como os arquivos se fragmentam?
À medida que nós salvamos e excluímos arquivos do computador, pedaços do disco rígido são ocupados e desocupados. A fragmentação ocorre quando os arquivos do disco rígido são modificados e não cabem mais em um determinado bloco do HD, sendo dividido em diversas partes que começam a se espalhar por blocos vazios.
Ela ocorre ao longo do tempo à medida que você salva, altera ou exclui arquivos. As alterações que você salva para um arquivo são, com frequência, armazenadas em um local no disco rígido diferente do arquivo original. Outras alterações são salvas em mais outros lugares. Com o tempo, tanto o arquivo quanto o disco em si se tornam fragmentados, e o computador fica mais lento por ter que procurar em muitos locais diferentes para abrir um arquivo.
Por que a desfragmentação de disco é importante?
Além de ajudar a deixar o sistema mais rápido, a desfragmentação permite que o disco consiga ler e gravar arquivos contidos em um único fragmento de maneira muito mais rápida do que arquivos que estão distribuídos em dezenas (ou centenas) de fragmentos. Quando você desfragmenta uma partição utilizando um bom programa de desfragmentação, praticamente todos os arquivos que estavam desfragmentados irão para um único fragmento, agilizando muito o acesso a eles. Isso conserva mais o disco rígido, além de melhorar a performance do HD em si.
Em versões mais antigas do Windows, a fragmentação era um problema terrível a ser enfrentado pelos usuários da época graças ao sistema de arquivos FAT32, que era mais propício a problemas desse tipo. Hoje já não precisamos nos preocupar tão criticamente, já que o sistema NTFS é o que habita a maioria dos computadores.
Quando a desfragmentação deve ser feita?
Para nós, meros usuários domésticos, a cada uma semana é bom rodar um desfragmentador para manter a boa integridade dos arquivos do sistema. Inclusive, vale citar aqui uma curiosidade: Gamers geralmente priorizam e o processo de desfragmentação e o fazem pelo menos duas vezes por semana para a melhora da performance do jogo, exatamente porque muitos jogos acessam constantemente o HD para ler e salvar informações (incluindo arquivos de cache, que exigem acesso rápido para não comprometer o gameplay)
Como fazer uma desfragmentação de disco
O Windows possui uma ferramenta nativa para esse serviço. Existem também diversas alternativas grátis que produzem resultados melhores.
Usando a ferramenta do próprio Windows

Abra o menu Iniciar, vá em Todos os Programas, Acessórios, Ferramentas de Sistema e escolha o Desfragmentador de Disco. Ou então apenas pesquise por “desfragmentador” na caixa de busca e entre no programa.
O utilitário do Windows faz apenas o básico: desfragmenta. Por isso, ele dá poucas informações sobre o processo, como a porcentagem de fragmentação e o progresso enquanto desfragmentando. O uso dele, consequentemente, é simples. Analise o disco, veja se ele está muito fragmentado e continue, clicando em Desfragmentar disco. Será necessária uma confirmação do Controle de Conta de Usuário, dependendo das configurações dele. Se você não quer fazer isso manualmente, ele permite o agendamento de desfragmentações, porém, eles só serão seguidos caso o computador esteja ocioso no momento do início do trabalho.
Usando outros programas
Entre outros programas dedicados à desfragmentação, nós recomendamos o Defraggler e o Auslogics Disk Defrag. O Defraggler é da mesma empresa desenvolvedora do CCleaner, a Piriform e o Auslogics já é um conhecido dos usuários do Windows por fazer um trabalho excepcional.
Defraggler

Dos mesmos fabricantes do CCleaner, o Defraggler ganhou popularidade por ser leve e prático e também por ser especificamente irmão de um dos melhores limpadores para o sistema da Microsoft. Ele mostra o estado de saúde e a temperatura do seu disco rígido, analisa e permite a desfragmentação de apenas alguns arquivos que o usuário escolhe. Além de mostrar o mapa do disco rígido e os blocos estáveis e fragmentados dele.
Download: Defraggler
Auslogics Disk Defrag

Além de uma interface bonita, o Auslogics Disk Defrag é um excelente desfragmentador. Conhecido por sua enorme eficiência, ele merece uma chance para substituir do desfragmentador do Windows. Também é simples, permite a definição da prioridade de desfragmentação, agendamento e também personalização das cores do mapa do disco.
Download: Auslogics Disk Defrag
Muito bem, espero que tenho gostado e, pra quem não sabia ainda, aprendido um pouco sobre a utilidade do processo de desfragmentação de discos. Nunca mais veremos o desfragmentador como um programa que serve apenas para deixar o computador lento. :P