Suítes de produtividade
Por padrão, o Windows vem com o WordPad, editor de texto básico que supre boa parte das necessidades, mas não vem com editor de apresentações, cliente de e-mail e nem editor de planilhas.
Microsoft Office 2010

Sem muitos comentários, a suíte da Microsoft é a melhor para o Windows. Disponível nas versões Home and Student, Home and Business, Standard, Professional e Professional Plus e custando de R$ 199,00 a R$ 1.399,00, o Microsoft Office não deixa nada a desejar. Pelo menos eu acho…
Google Docs (online/na nuvem)

A suíte online da Google não é tão completa quanto um Microsoft Office da vida, mas é gratuita, completa (para usuários domésticos) e merece respeito quando o assunto é criar e editar arquivos online. Possui editor de texto, apresentações, planilhas, formulários, desenhos e tabelas (em versão de testes).
Além disso, você pode fazer upload dos seus documentos e editá-los online. Para o caso de arquivos no formato do Microsoft Office, ele permite a conversão do arquivo para um formato do Docs e, consequentemente, permite a edição dele.
OpenOffice.org

Uma alternativa para o Microsoft Office que faz sucesso no Linux. O OpenOffice.org pertence à Oracle e possui processador de textos, editor de planilhas, apresentações, banco de dados, desenho vetorial e fórmulas matemáticas; tudo isso com o poder da licença do código aberto (LGPL).
Próxima página: Softwares de segurança