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Grand Theft Auto IV para PC – Por que não?

GTA, GTA II, GTA III, GTA Vice City e GTA San Andreas para PC. E GTA IV?

Voltando ao que nos interessa, vamos ver a restrospectiva desde a primeira versão da franquia Grand Theft Auto até a última lançada para PC. Não levamos em consideração as versões GTA: Liberty City Stories e GTA: Vice City Stories, lançadas apenas para PSP e mais tarde para o PlayStation 2.

GTA 1 e GTA II começaram no PC e depois ganharam versões para o PlayStation 1. Mas a franquia só explodiu de vez com o lançamento de GTA III, que assim como o IV fez, redefinou o conceito de um jogo de ação com possibilidades quase infinitas de exploração.

Grand Theft Auto I

Apresentando a cidade de Liberty City, Grand Theft Auto III trouxe um protagonista – chamado de Claude Speed – que entrou mudo e saiu calado, mas em compensação, foi o primeiro a ter um cenário totalmente em 3D usando uma das primeiras versões da engine RenderWare, com possibilidades amplas de exploração, bem como uma menor linearidade no sistema das missões. Foi lançado primeiramente para o PlayStation 2 em 22 de Outubro de 2001. A versão para PC só foi oficialmente anunciada em 25 de Março do ano seguinte, e dois meses depois, em 21 de Maio, GTA III chegava ao PC, vendendo cerca de 400.000 cópias.

Grand Theft Auto III – O início da era 3D

Inspirada em Miami da década de 80, Grand Theft Auto: Vice City foi ambientado na cidade cujo o nome o título leva. A cidade estava ligeiramente menor do que Liberty City, apresentando duas ilhas principais e algumas menores áreas emersas no centro do mapa. O protagonista, Tommy Vercetti, dublado pelo ator Ray Liotta, já possui um caráter bem mais definido do que da versão anterior. A engine é uma versão mais aprimorada da RenderWare. O principal diferencial aqui foi a inclusão de motos e uma exploração um pouco mais complexa. O jogo também foi lançado primeiramente para o PlayStation 2 em 22 de Outubro de 2002. Em 24 de Fevereiro de 2003, a versão para PC foi oficialmente anunciada e lançada em 12 de Maio do mesmo ano. O Xbox também teve a oportunidade de receber GTA: Vice City, que chegou num pacote especial com a versão anterior – GTA III – em 4 de Novembro de 2003. O jogo vendeu 100.000 unidades a menos do que GTA III, e acabou ficando com aproximadamente 300.000 cópias vendidas.

Grand Theft Auto: Vice City – A fórmula 3D de sucesso

Focando as brigas entre gangues no Oeste norte-americano da década de 90, era a vez do tão aguardado Grand Theft Auto: San Andreas aparecer com uma promessa de um mapa gigante e possibilidades de exploração muito maiores do que seus antecessores. Também usando a engine RenderWare, o novo jogo levou o PlayStation 2 ao extremo e conseguiu incluir 3 cidades – Los Santos, baseada em Los Angeles; San Fierro, baseada em San Francisco; e Las Venturas, baseada em Las Vegas -, além das áreas rurais e uma área desértica, baseada no Deserto de Nevada. Claramente, o jogo dava o dobro de Vice City e Liberty City, e tudo isso, sem telas de carregamento – mas inaugurando os “pop-ins”, o efeito de objetos ou construções surgirem do nada ao seu redor. Um dos principais diferenciais, foi a possibilidade de customizar seu personagem, como por exemplo, podendo comprar roupas, fazer lanches, cortar o cabelo e jogar em Cassinos, além da inclusão de bicicletas e aeronaves mais variadas. O personagem aqui é Carl Johnson, que vem à Los Santos para o funeral de sua mãe. Como vem acontecendo, em 26 de Outubro de 2004, o jogo saiu para PlayStation 2. Porém, antes mesmo da versão para PS2 ser lançada, a confirmação oficial do lançamento para PC foi feita um mês antes, em Setembro. Quase um ano depois, em 7 de Junho de 2005, San Andreas chegava ao PC. Apenas para computador na América do Norte, foram vendidas mais de 250.000 unidades. A versão para PlayStation 2 de San Andreas é o jogo mais vendido da história, somando quase 22 milhões de cópias vendidas.

Grand Theft Auto: San Andreas – o título mais vendido da história

Por fim, apresentando o Sonho Americano, chegou a vez de Grand Theft Auto IV, que passou por quase 4 anos de produção. Dessa vez, a Rockstar desenvolveu uma engine própria, que como já falamos, foi a RAGE em parceria com o motor físico ‘euphoria’. Lançado em 29 de Abril deste ano para Xbox 360 e PlayStation 3, GTA IV empurrou os dois consoles ao máximo e trouxe novamente a cidade da Liberty City, agora bem mais inspirada na maior metrópole do planeta. As vendas no primeiro dia, apenas na Europa, foram de 631.000 unidades e mais 921.000 no resto da semana. É MOLE? E agora? Quando teremos a versão para computador oficialmente anunciada? Quando, então, GTA IV chegará ao PC?

Grand Theft Auto IV – Redefinindo o conceito de jogos de vídeo-game

Seguindo a tradição, a Rockstar jamais deixaria de lado o lançamento para PC. Vendo por este lado, é mais fácil se preocupar quando a versão será lançada, ao invés de se ela será lançada. Ainda não se convenceu? Então aqui vão mais alguns motivos.

Em potência máxima, os dois consoles apresentam, como já dissemos, seus pontos bons e ruins. Mesmo tendo processadores monstruosos, consoles new-gen estão muito longe de superarem os computadores. E isso poderia ser usado como mais um motivo para o GTA IV chegar ao PC, com resoluções altas, qualidade gráfica aprimorada, filtros anti-aliasing melhorados, e o melhor: ter todos os dados instalados na máquina, o que evitaria os congelamentos de tela irritantes que ocorrem nos consoles – algo que tem frustrado dezenas de jogadores. Muitos usuários do PC possuem configurações muito melhores do que qualquer console, e cá entre nós, não soaria decepcionante não ter um título deste calibre para testar no computador?

Aproveitando a viagem, qual seriam os requerimentos de GTA IV no PC? A pergunta que não quer calar. Bem, nós do Guia do PC passamos durante muito tempo analisando (e babando) frente à vídeos e screenshots in-game de GTA IV e dá para dizer que os requerimentos não seriam astronômicos, maior do que qualquer computador de bom custo, preparado para jogos, atualmente, não consiga rodar. Por mais sinistramente incrível que a RAGE, possa ser, as texturas não apresentam uma alta qualidade – como Crysis, com texturas impecáveis -, e dá para dizer que o que mais pode complicar é o número de objetos na tela. Então, consequentemente, um processador Dual Core seria o mais sensato na situação. Uma placa de vídeo que suporte DirectX 10, como a GeForce 8800GT ou uma Radeon HD 3850 poderiam dar conta de processar o jogo graficamente, sem maiores empecilhos. O espaço em disco fica beirando os 8-10GB, e 2GB de Memória DDR2 seriam suficientes. Um jogo muito semelhante ao GTA IV, em praticamente todos os quesitos (menos na história) seria Assassin’s Creed, com versão para PC, Xbox 360 e PlayStation 3. Se você aguarda pela versão de PC de GTA IV, uma boa aposta é testar Assassin’s Creed, ambientado na era das Cruzadas, onde o protagonista é um assassino com a missão de eliminar figuras importantes para a formação de uma Terceira Cruzada.

Quem nunca experimentou os mods (modificações) criados para as versões anteriores de GTA, que saíram para PC? Sem dúvida, eles acrescentam novas possibilidades de interação e diversão. Por que não também em GTA IV? A customização do jogo também torna-o uma perfeita estação para criação de novas áreas, armas, objetos, casas e carros, abrindo novas margens à jogabilidade.

Ah sim, sem falar é claro no modo multiplayer, que no PC seria muito mais flexível e dinâmico.

Tags: Hardware, Jogos

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