O Sonho Americano
Por tiotuli
[email protected]
Grand Theft Auto IV, é rodado em um contexto bem atual, ao contrário das versões anteriores que rolavam em épocas alternativas, o jogador vive o imigrante do leste Europeu, Niko Bellic, que vem aos Estados Unidos a convite de seu primo Roman Bellic. Niko se instala em Liberty City – cidade baseada em Nova York (e também em Nova Jersey, no caso de GTA IV) já apresentada nas versões de GTA III e GTA Liberty City Stories – em busca do American Dream, ou no bom português, o Sonho Americano de viver em meio a mulheres e muita grana.
Porém, ao chegar em Liberty City a bordo de um navio clandestino, ele percebe que o verdadeiro Sonho Americano ainda está longe de ser conquistado. Seu primo Roman vive numa espelunca e está devendo até as cuecas a agiotas e outros figurões da cidade. Praticamente sem escolha, Niko se vê obrigado a ajudar seu primo e a si mesmo a ‘desatolar’ da situação precária em que vivem e resolvem entrar de cabeça no mundo do crime em plena Liberty City.
Nunca um jogo de vídeo-game doméstico foi tão avançado quanto GTA IV. Ambos os consoles que receberam o jogo foram empurrados ao máximo de sua capacidade, e no caso do PS3, até demais, já que versões com o HD de 20gb tiveram problemas graves relativos a freezes e congestionamento nos servidores online – que já estavam literalmente entupidos horas depois do lançamento.
Nenhuma grande barreira separava as versões de Xbox 360 do PlayStation 3, tanto no quesito técnico, quanto visual. Ambos tinham, de forma bem equilibrada, seus pontos bons e ruins. De forma bem resumida, o Xbox 360 apresentava serrilhados perdoáveis, mas compensava os jogadores com uma jogabilidade mais ágil com poucas quedas de FPS, enquanto o PlayStation 3 sofria com freezes intensos e servidores congestionados, mas apresentava um visual ligeiramente mais aprimorado do que a versão do console da Microsoft.
Sem dúvida, a maior das inovações no último jogo da franquia, que já sustenta quase uma década, foi o sistema de cobertura no melhor estilo Gears of War. O protagonista agora pode utilizar elementos do cenário, tal como carros, postes, muros e caixas, para se proteger durante tiroteios, tendo a possibilidade atirar cegamente ou colocar o corpo a mostra, dispararando com maior precisão.
Uma novidade que merece um destaque mais que especial é o modo multiplayer do jogo. Pela primeira vez um jogo da franquia tem um modo multiplayer oficial para prolongar ainda mais a experiência de Grand Theft Auto IV. Dentre dezenas de modalidades, o jogador pode optar por um mata-mata padrão, perseguições entre polícia e ladrão, corridas e até uma modalidade livre. O fato de o Xbox 360 ter uma rede virtual bem mais complexa – a Xbox Live -, fez com que ele ainda se sobresaísse neste quesito.
Outro fato assustadoramente marcante foi a nova engine empregada: a Rockstar Advanced Game Engine, ou apenas RAGE, usada juntamente com o motor físico ‘euphoria’. A RAGE possibilitou a Rockstar conseguir criar uma cidade verdadeiramente viva, movimentada e ativa. Os pedestres reagem de forma muito mais realista do que em qualquer versão anterior. Os carros também foram visívelmente aprimorados, assim como a quantidade de modelos disponíveis para serem “emprestados”. Grandes símbolos de Nova York, tal como a Estátua da Liberdade, o edifício Empire State Bulding e a ponte do Brooklin, foram recriados com uma qualidade impecável. Efeitos climáticos também receberam uma atenção especial da Rockstar, que enviou equipes à Nova York para utilizar equipamentos capazes de medir a intensidade da chuva em alguns lugares da maior metrópole do planeta. Por último, mas não menos importante, a extensão de Liberty City também foi relativamente aumentada, em comparação com as “Liberty Citys” apresentadas em GTA III e GTA Liberty City Stories. Tudo bem, a cidade em GTA IV não supera o estado de San Andreas – criado pela versão anterior -, mas está bem mais “compacta”, sem as enormes áreas rurais e desertos presentes em Grand Theft Auto: San Andreas.
A campanha de jogo tem mais de 60 horas e com os extras, esse tempo pode ser facilmente dobrado. As primeiras missões consistem, basicamente, em levar alguém do ponto A até o ponto B e fazer algumas atividades ilegais de teor mais “leve”. Porém, a medida que se avança, as missões vão ficando cada vez mais complicadas e perigosas, levando em consideração, que o jogo possui finais alternativos, assim como as missões que possuem várias maneiras de serem feitas. A Microsoft conseguiu um acordo para trazer ao Xbox 360 conteúdos extras para implementar mais ainda a experiência em GTA IV.
Sem dúvida, é uma das maiores obras-primas da história dos consoles – e porque não do PC também?