Análises

Nova era da inovação: confira quais são as tecnologias mais promissoras na engenharia

A engenharia está entrando em uma nova era de inovação, impulsionada por tecnologias emergentes que prometem transformar radicalmente o setor. Com a digitalização crescente e a necessidade de soluções sustentáveis, as empresas e profissionais de engenharia estão se adaptando e incorporando essas inovações para melhorar seus projetos.

Para André Medina, Superintendente de Inovação da Andrade Gutierrez, empresa de engenharia com mais de 70 anos de experiência em obras de grande porte, com a contínua evolução dessas inovações, o futuro da engenharia promete ser ainda mais integrado, sustentável e eficiente, abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento de infraestruturas mais inteligentes e resilientes. “À medida que essas tecnologias avançam, os engenheiros precisarão se adaptar e abraçar essas mudanças, garantindo que o setor continue a liderar o caminho para um mundo mais moderno”, comenta.

Pensando nisso, especialistas do Vetor AG elencam algumas tendências tecnológicas para ficar de olho. Confira: 

A convergência da engenharia e da inteligência artificial
A Inteligência Artificial (IA) tem sido amplamente utilizada em diversos setores da economia, e a construção civil não é exceção. Nos canteiros de obras brasileiros, a IA chega gradativamente para melhorar a eficiência e a segurança no ambiente de trabalho, além de reduzir custos e prazos de entrega. Para se ter ideia, o tamanho do mercado de IA na construção é estimado em US$ 3,99 bilhões em 2024, e deverá atingir US$ 11,85 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR — sigla para taxa de crescimento anual composto — de 24,31% durante o período de previsão (2024-2029), de acordo com uma análise do Mordor Intelligence.

André Medina explica que a IA pode ser empregada em atividades como análise de dados para prever falhas e atrasos, monitoramento do uso de equipamentos e materiais, otimização de projetos e na redução de desperdícios. “A tecnologia pode ser um grande diferencial nas construtoras. Com o uso da IA, conseguimos ter mais precisão nas medições, controle de qualidade mais efetivo e até mesmo prevenir acidentes”, afirma.

Ainda no escopo da prevenção, a IA pode ser utilizada para melhorar a segurança dos trabalhadores nos canteiros de obras. Com ela, é possível identificar riscos e evitar ocorrências envolvendo os colaboradores. Trata-se de uma funcionalidade muito importante, pois a segurança é uma das principais prioridades das construtoras.

Futuro da engenharia com BIM – Modelo digital de construções
A adoção plena do BIM já se mostra fundamental para garantir a eficiência e sustentabilidade em empreendimentos. Com o uso da tecnologia, é possível ter uma gestão de obras mais eficaz, um planejamento de custos mais preciso e até mesmo identificar problemas antes mesmo do início da construção, revolucionando a forma como os projetos são concebidos e executados.

De acordo com a empresa norte-americana de consultoria e análise de mercado Markets and Markets trouxe recentemente um dado que ilustra esse movimento de alta. Segundo o levantamento, o mercado global de BIM deve ter crescimento de 14,5% até 2025.

Para Gustavo Brito, superintendente de sistemas de engenharia, Construção e BIM, a representação digital transforma a concepção de projetos na engenharia. Hoje, o que antes era feito no papel pode ser executado digitalmente, diminuindo erros e aumentando a segurança do projeto.

“Visualizo um cenário em que o BIM será aplicado em todas as fases do ciclo de vida das construções, desde o planejamento até a conclusão da obra. Além disso, o BIM se estenderá além das estruturas físicas, contribuindo para o desenvolvimento de infraestruturas e projetos de obras sustentáveis”, finaliza o executivo.

Você também vai gostar

Leia também!