Desde a popularização da informática a tecnologia começou a resolver problemas (e muitas vezes resolver problemas que ela mesma criou) e facilitar a vida das pessoas. Imagine que na década de 60 uma câmera de vídeo era cara e rara e quem possuía nem imaginaria editar o vídeo, pois o trabalho exigiria ou muita paciência para cortar quadros dos filmes ou obrigaria ter uma bela fortuna para comprar máquinas de edição analógica, não linear.
Tudo é muito diferente de hoje em dia. Todos têm câmeras, nem que seja nos celulares. Editar um vídeo não necessita de criatividade inventiva como de Méliès ou máquinas caras. Hoje é possível fazer tudo no computador, de maneira simples e rápida. Nesta segunda-feira o software analisado será o Avidemux, um editor de vídeo de código aberto, amador, voltado para o público comum com objetivo de fazer edições simples e conversões de formatos. Vamos à análise?

Obtendo e instalando
Avidemux é um programa multiplataforma. Ele é disponibilizado sem custos para as plataformas Windows, Mac OS X, Linux e PC-BSD. Se você usa Linux, é provável que ele esteja nos repositórios da distribuição. No Ubuntu, por exemplo, ele está na Central de Programas. Caso use outros sistemas, ele está no site oficial, que infelizmente está disponível somente em inglês. Está é a página de downloads, onde você encontra os instaladores para todas as plataformas:
- Download | Avidemux
Editor de vídeo básico com recursos limitados
Primeiro, é importante definir qual o objetivo do programa. Ele de maneira alguma deve ser comparado a editores profissionais, como Lightworks, ou semi-profissionais, como Sony Vegas. Avidemux, como já afirmado anteriormente, não é um editor profissional. Nem mesmo ele é comparável a editores amadores, como OpenShot. Seria sim concorrente direto do VirtualDub, disponível somente para Windows.

Avidemux é bem limitado para uma edição mais profunda, mesmo em níveis amadores. A edição é basicamente composta de efeitos dos filtros. É possível perceber que ele não tem uma linha do tempo editável, onde seria possível acrescentar mais vídeos ao mesmo projeto ou imagens externas, em camadas diferentes. Nem mesmo existe uma camada na linha do tempo para outras faixas de som.
A única opção possível, referente à linha do tempo é o corte de cenas. Quer cortar uma parte do vídeo? Marque o ponto “A” e o ponto “B”, depois corte.

Filtros com boas opções
Os filtros de áudio são limitados, mas os de vídeos possuem uma boa disponibilidade de opções. Clicando para adicionar filtros é possível cortar bordas do vídeo, adicionar tarjas pretas, redimensionar, inverter, reverter, girar em vários graus, mudar as cores do vídeo, acrescentar logos, tirar ruídos da imagem, estabilizar o filme, mudar a quantidade de quadros, acrescentar legendas fixas e muito mais. E tudo de maneira simples.

Interface e usabilidade
A interface do Avidemux é simples e amigável numa segunda olhada. Ela não é trivial de primeira, mas qualquer um rapidamente consegue entender o funcionamento, que torna-se fácil, mais que qualquer outro programa semelhante. A função de ver o resultado “antes” e “depois” e o “preview” nos filtros ajudam a entender cada recurso de maneira intuitiva.
Apesar da facilidade, um ponto negativo é a tradução para o português. A tradução da interface está incompleta e muito está em inglês. Na usabilidade o programa ganha alguns pontos por colocar no menu opções automatizadas para conversão de DVD, VCD, iPod e formato portátil do PlayStation. É só clicar que o aplicativo faz todas as mudanças.
Conversão de vídeo é o ponto forte
Avidemux aceita uma quantidade grande de formatos de vídeo. Não bastasse isso, ele ainda é um excelente conversor. É uma fantástica solução se procura assistir algo que sua TV ou aparelho de DVD/Blu-Ray não leia. Você pega um filme com contêiner MP4, formato h.264 e som AAC e converte em poucos minutos (vai depender do computador) para AVI, Xvid e MP3, o padrão mais aceito do mercado.

Uma função muito bem bolada, ainda, é a desnecessidade de converter o áudio ou vídeo. Se o problema é somente o áudio, não tem necessidade de codificar novamente o vídeo, não é verdade? Então é possível deixar como está e só mudar uma parte. O resultado é uma conversão muito mais rápida.
Desempenho
Avidemux é muito leve. É provável que seu navegador, como Firefox, um dos que menos consomem memória no mercado, necessite de mais RAM que o editor de vídeo. O processamento do arquivo final, com todos os efeitos e conversões de formatos, é feito de maneira proporcionalmente rápida, podendo mudar até a prioridade de consumo, caso queira.
Conclusão
O veredito não podia ser outro. Avidemux é muito bom programa que vale a pena ser instalado. Ele peca por não ter ferramentas de edição na linha do tempo, tornando-o apenas um editor básico, mas dentro da sua realidade ele tem recursos excelentes, com muitos filtros disponíveis. Dá até para colocar legendas fixas, com fonte do tamanho adequado.
Ele consegue destaque, ainda, quando o assunto é conversão de vídeos. É possível converter quase tudo, pois ele consegue integração com os decodificadores e codificadores do computador, além de contar com seus próprios. Esta foi a coluna Review da Semana. Esperamos que tenha gostado da nossa análise do Avidemux. Qualquer crítica, sugestão, opinião, pode deixar nos comentários. Eles são muito bem vindos e acrescentam muito ao post. Caso você queira colaborar com a nossa coluna enviando algum post ou sugestão, por favor, envie um e-mail para [email protected]. Veja outras análises que nós já publicamos aqui: