Certa vez falei aqui no Guia do PC sobre um aplicativo para tirar screenshots, chamado CloudShot. No post eu exaltei como pontos fortes do aplicativo sua praticidade e recurso de salvar a imagem diretamente no Dropbox, evitando abrir um editor de imagem só para colar a captura de tela e então salvá-la numa pasta qualquer. A importância destes programas especializados apenas em tirar screenshots se dá por que o Windows ainda não tem uma maneira nativa realmente prática de se fazer capturas de telas. Nem com o novíssimo Windows 8 esse panorama mudou, embora tenha melhorado. Assim, hoje iremos analisar mais um programa de captura de telas. O alvo da vez é o SnapCrab, da Fenrir Inc. Vamos ver do que ele é capaz.
Processo de Instalação
Como não podia deixar de ser em aplicativos deste tipo, o instalador é bem pequeno, pesando pouco menos de 2 MB. Você pode baixá-lo por este link. O processo de instalação não guarda maiores mistérios, é o famoso Next>Next>Finish. Porém, em determinado ponto, após concordar com o contrato de licença, que você deve ler cuidadosamente e aceitar, ele lhe pergunta se você quer a instalação padrão ou a customizada. Acredito que escolher a padrão não traga nenhum problema, mas como eu sou chato, escolhi a customizada. E eis que em uma das telas finais do processo de instalação, ele pergunta se quer instalar recursos adicionais, como iniciar o aplicativo junto com o sistema operacional e instalar uma toolbar no Internet Explorer. Eu não uso o IE, mas não gosto de toolbars, assim desmarquei esta opção. Desta forma, fica a sua escolha o que deixar marcado ou não.

Tirando isso, o processo de instalação é bem tranquilo e rápido, transcorrendo sem nenhum problema.
Interface
O que podemos falar da interface do SnapCrab? Bom, ele não tem uma interface propriamente dita, como os demais programas. Diferentemente do CloudShot, que se resume a um ícone na área de notificação do Windows (perto do relógio), o SnapCrab se vale de uma pequena barra de ferramentas, que fica flutuando sobre a tela. Nela, temos algumas opções para realizarmos a screenshot. Falarei sobre elas mais à frente, mas já adianto quais são: Captura da janela, Captura da janela ativa, Captura de todo o desktop, Captura de área selecionada, Compartilhar a imagem na web, e Selecionar uma cor de fundo com o conta-gotas.

Outro ponto interessante que podemos destacar no SnapCrab, é que no canto inferior direito de nosso monitor aparece uma pequena janela, com uma pré-visualização de como ficará a imagem. Assim, já sabemos de antemão se ela ficará boa, ou não. Além disso, ao darmos o comando para que ele realize a screenshot, um contador de 3 segundos tem início. Se quisermos alterar alguma coisa, basta mexermos o mouse e fazermos as alterações. Excelente.
Desempenho
Por ser extremamente leve, o SnapCrab consome uma quantidade ínfima de memória quando está atuando apenas em 2º plano. Consome entre 0,5 e 1,0 MB de memória. Quando clicamos nele para fazer uso de sua barra de ferramentas, que falamos acima, o consumo da CPU fica entre 0,4% e 0,8%. Também monitorei o consumo quando usamos algumas de suas ferramentas de captura e ele também não aumenta muito. O uso de memória não ultrapassou os 5 MB e o consumo de CPU sempre ficou abaixo do limite dos 10%. Em outras palavras, não importa a máquina que você tenha, ele não pesará ao estar em uso ou mesmo atuando em background.
Funcionalidades
Aqui está o grande trunfo do SnapCrab. Apesar de ser um aplicativo leve e fácil, ele é cheio de recursos para quem precisa tirar screenshots. Como falamos no tópico Interface, ele tem apenas uma pequena barra, que concentra todas a suas funções. Vamos falar um pouco sobre cada uma delas. O primeiro botão da esquerda para direita é o Capture window. Ele é bem simples, apenas tira uma screenshot da janela que estiver selecionada. O segundo é o Capture top level window, ou seja, tira uma screenshot da janela que estiver rodando em primeiro plano. A terceira é a Capture whole desktop, que tira print de todo o seu desktop. O quarto botão eu acho particularmente útil. É o Capture selected area. Essa ferramenta permite selecionar uma área de nosso monitor para realizar a print. Em seguida temos a ferramenta Post, que envia a imagem tirada para o Facebook, Twitter ou Evernote. Para isso, temos que ter cadastrado nossas contas antes. O sexto botão é o Get color code under the cursor, que permite capturar a cor de fundo e usá-la nas capturas de tela. E para finalizar temos o botão Settings, com as configurações possíveis da ferramenta.

Ao acedermos à área de configurações, vemos que podemos personalizar o uso do aplicativo para que ele se adapte ainda mais às nossas necessidades. Podemos escolher se queremos que ele capture a transparência das janelas, a sombra, o cursor do mouse e até configurarmos teclas de atalho, para usarmos o SnapCrab LIKE A BOSS! Indo em Settings e depois em Details, temos uma gama de opções para escolher. Podemos definir onde ele salvará a imagem, o formato padrão, onde ela será aberta, qual nome que o aplicativo dará assim que terminar de tirar a print, bem como definir todas as teclas de atalhos que usaremos. De fato, o SnapCrab permite uma ampla customização de suas opções. O que não falta nele são recursos e opções!

Custo-benefício
Alguns softwares que não contam com as funções ou a praticidade do SnapCrab são pagos, porém o que analisamos neste post não lhe custará um centavo. Vimos que ele é leve, não consome quase nada do seu computador, tem muitos recursos e é bem prático e funcional. Como se não bastasse, ele é totalmente gratuito e é suportado desde o Windows XP até o 8, que foi onde eu fiz os testes. Enfim, pra quê um custo-benefício melhor!?
Conclusão
A ferramenta de captura de tela nativa do Windows é bem simples, sem nenhuma função quase. Isso não chega a ser um problema para quem não tira muitas screenshots, afinal, não é todo mundo que faz tutoriais de softwares. Mas para quem precisa fazer capturas de telas frequentemente, como blogueiros da área de tecnologia, programas do gênero são absolutamente indispensáveis. E neste ponto, o SnapCrab realiza o seu trabalho com louvor, se mostrando uma ferramenta leve e discreta, que estará sempre pronta para quando você precisar e que possui talvez mais recursos do que você realmente precise. A forma que as opções são apresentadas também não requer uma grande curva de aprendizado, basta instalar e rapidamente você já saberá usar a maioria de suas funções. Enfim, ele agradou bastante a equipe do Guia do PC e é um programa que pelo menos eu, particularmente, recomendaria caso alguém me perguntasse se eu conheço algum bom software para tirar screenshots.
Espero que tenha gostado deste review e que o SnapCrab seja útil para você. Gostaria de ver algum programa sendo analisado pela gente? Então mande a sua sugestão para [email protected]. Você pode ainda entrar em contato conosco por meio desta página. Enquanto isso, veja outros reviews escritos por nós: