A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) realizou hoje pela manhã um evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, que contou com a presença de autoridades e assessorias do setor de telecomunicações, dos Poderes Executivo e Legislativo, além de representantes da agência reguladora. O encontro, que teve caráter inédito, serviu para apresentar e divulgar a Agenda Institucional da ABRINT, destacando as demandas e pautas prioritárias do mercado dos Provedores de Pequeno Porte (PPPs) ao Congresso Nacional, além de fortalecer o diálogo institucional sobre conectividade e a expansão da banda larga no Brasil.
Atualmente, os provedores regionais conectam mais de 60% dos domicílios brasileiros, detêm mais de 80% de market share e lideram a oferta de internet fixa em mais de 5 mil cidades do país, somando mais de 25 milhões de acessos. Esse segmento tem um papel estratégico na inclusão digital e na ampliação do acesso à internet de qualidade no Brasil. Durante o evento, a ABRINT lançou oficialmente sua Agenda Institucional para 2025, com suas principais propostas e reivindicações para o setor de telecomunicações, consolidando a importância desses provedores para o futuro digital do país.
Na programação do encontro, além da abertura institucional com representantes da ABRINT e autoridades convidadas, foi realizado um painel sobre o impacto e os números dos provedores regionais na conectividade nacional, bem como discussões sobre os desafios regulatórios enfrentados pelo setor e as diversas oportunidades que surgem para os players da área. A agenda também contemplou as perspectivas do mercado de telecomunicações para 2025.
Com este evento, a ABRINT reforça sua missão de promover políticas públicas que favoreçam o mercado de banda larga e garantam uma competitividade justa no Brasil, além de aproximar as autoridades governamentais dos principais players do setor.