Estamos chegando ao final do curso de Lógica de Programação, o primeiro mini curso do Guia do PC. Ainda nesta semana postaremos a última aula, que apresentará as primeiras noções de Programação Orientada a Objetos. Mas antes de continuarmos nossos estudos, que tal fazermos uma revisão do conteúdo ministrado até agora?
História da Lógica de Programação
Conhecer a história da Lógica de Programação é importante para entender como os primeiros filósofos, pensadores, e programadores desenvolveram os raciocínios que fundaram as bases das inúmeras linguagens que conhecemos hoje. Neste post, Felipe Falcão conta como tudo começou e quais foram as principais linguagens de programação dos últimos 70 anos.
História da Lógica da Programação
#1 Introdução
Pedro Deles inicia o curso contando quem foram seus “mestres” nos primeiros passos como programador, e nos dá algumas dicas sobre a importância de aprender a pensar, e não apenas a digitar códigos.
Curso de Lógica de Programação – #1 Introdução
#2 Variáveis
As variáveis são os “recipientes” dos dados do seu programa. São fundamentais para a construção do seu aplicativo, e é importante conhecer bem seus vários tipos e características. Saiba mais nesta aula.
Curso de Lógica de Programação – #2 Variáveis
#3 Contantes
As constantes armazenam valores que não sofrem alterações durante todo o processo – por isso, recebem este nome. Aprenda as melhores maneira de utilizá-as nos seus programas.
Curso de Lógica de Programação – #3 Constantes
#4 Estruturas Condicionais
Nesta aula, nosso curso começa a se aprofundar em conceitos mais complexos da Lógica de Programação. As Estruturas Condicionais cuidam, basicamente, das tomadas de decisão do seu programa. Se uma condição imposta por você for satisfeita, seu programa fará alguma coisa; se não, fará outra. Quer saber mais? Acompanhe esta aula.
Curso de Lógica de Programação – #4 Estruturas Condicionais
#5 Estruturas Condicionais – Parte 2
Na segunda parte da aula sobre Estruturas Condicionais, Pedro Deles explica mais algumas maneiras de aplicá-las, além de corrigir exercícios e indicar novos desafios.
Curso de Lógica de Programação – #5 Estruturas Condicionais – Parte 2
#6 Estruturas Condicionais – Uso do Case
Aprofundamos ainda mais os conceitos de Estruturas Condicionais ao conhecermos o CASE: um “tomador de decisões” que aceita mais de uma condição, ao contrário do IF, que verifica apenas uma.
Curso de Lógica de Programação – #6 Estruturas Condicionais – Uso do Case
#7 Estruturas Condicionais – Uso do Case – Parte 2
Quando usar o IF e quando usar o CASE? Na segunda parte desta aula, Pedro Deles explica os casos em que você deve aplicá-los corretamente para não se perder em seu código.
Curso de Lógica de Programação – #7 Estruturas Condicionais – Uso do Case – Parte 2
#8 Operadores
Somar, dividir, multiplicar… As operações matemáticas básicas que tanto amamos (ou não?) também são parte fundamental de qualquer programa e de qualquer linguagem de programação. Nesta aula, aprenda a usá-las em seu código e conheça mais alguns operadores matemáticos importantes.
Curso de Lógica de Programação – #8 Operadores
#9 Estruturas de Repetição
Uma das principais “mágicas” da programação é automatizar tarefas repetitivas em um tempo e quantidades impossíveis de serem alcançadas por seres humanos. As Estruturas de Repetição são as responsáveis por possibilitar a realização destas e de outras tarefas, das mais simples às mais complexas.
Curso de Lógica de Programação – #9 Estruturas de Repetição
#10 Revisão de Conteúdos
Nesta aula, o nosso de curso de Lógica de Programação se aproxima do final. É hora de revisar os principais conteúdos apresentados até aqui, e reforçar o que foi apreendido até então com mais exercícios.
Curso de Lógica de Programação – #10 Revisão de Conteúdos
#11 Resolução dos Exercícios
Os exercícios da aula anterior são corrigidos nesta aula. Quer refazer algum deles ou tirar uma dúvida? Ainda é possível postá-la nos comentários!
Curso de Lógica de Programação – #11 Resolução dos Exercicios
#12 Introdução a POO
Nossa última aula traz uma breve introdução a um dos paradigmas mais importantes para os desenvolvedores: a Programação Orientada a Objetos. Você vai saber o que são classes, herança, métodos, e muito mais.
Curso de Lógica de Programação – #12 Introdução a POO
E assim terminamos nosso índice com todas as aulas do primeiro mini curso do Guia do PC. Esperamos que tenham gostado desta nova iniciativa, e, por favor, não deixem de comentar o que acharam do curso e sugerir novas temáticas para os próximos. Este post estará sempre disponível para você consultar, ler, e rever todas as aulas do Curso de Lógica de Programação. Se quiser, adicione aos seus favoritos. E até a próxima!