Olá a todos, mais uma semana abençoada? Espero que sim! Como é de costume, vamos às correções dos exercícios da aula anterior.
Não vou pegar como base a resolução do Alaílton, ainda não estamos no nível da resposta dada, mas vamos chegar lá! Para o alto e avante!
CORREÇÃO:
1 – Crie um algoritmo que teste o valor de uma variável, se for maior que 1000, exiba a seguinte frase “A variável é maior que mil!”:
Program Teste;
Var numero:Integer;
Begin
read(numero);
If (numero > 1000) then // O teste é feito nesta linha, obedecendo o princípio matemático simples. Se for maior, a mensagem será exibida.
write (‘A variável é maior que mil!’);
End.
2 – Desenvolva um script que receba do usuário uma variável e informe se esta é menor que 98:
Program Teste;
Var numero:Integer;
Begin
read(numero);
If (numero < 98) then // Seguindo o mesmo princípio da questão anterior.
write (‘A variável é menor que 98!’);
End.
Os exercícios acima atendem o que o usuário pediu, mas e o que ele não pediu? Bons programadores percebem o que o usuário não pede, mas precisa! Tomando como exemplo o exercício 1, se a variável digitada for menor que mil?
As linguagens de programação possuem uma palavra reservada chamada else (que quer dizer “senão”). Analise a seguinte frase: “Se você for para casa, leve sua irmã, senão, cuide dela.” Vamos tentar transformar em código a frase acima?
if (for para casa) then
leve sua irmã;
else
cuide dela
Perceba que o else nega a sentença referente ao if. Então, resolvendo a questão 1 do exercício anterior temos o seguinte:
Program Pzim;
Var numero:Integer;
Begin
read(numero);
If (numero > 1000) then
write (‘A variável é maior que mil!’)
else // Nega a sentença do SE.
write(‘A variável é menor que mil!’);
End.
Dê uma paradinha aqui, analise o algoritmo acima… Encontrou o erro? Pensa bem…
Não é um erro na escrita, é na lógica. O algoritmo, se compilado, vai rodar sem erros de sintaxe (erro na escrita do código), mas na lógica, o erro é bem comum.
Coloque o algoritmo para rodar e digite 1000, a resposta do sistema será “A variável é menor que mil!’ pois é a exata negação do SE (if).
Vamos consertar o código aprendendo uma coisinha nova. Além do if e do else podemos usar o else if, serve quando, temos mais de duas respostas para a sentença, no caso acima, se não nem menor nem maior que mil, só temos uma opção restante, é igual a mil, que funcionaria como uma terceira opção, vejamos abaixo:
Program Pzim;
Var numero:Integer;
Begin
read(numero);
If (numero > 1000) then
write (‘A variável é maior que mil!’)
else if (numero = 1000) then // Além de negar o se, abre margem para uma nova comparação da variável numero.
write(‘A variável é igual a 1000’)
else
write(‘A variável é menor que mil!’);
End.
RAPIDINHAS:
1 – Antes do else e do else if não se usa ponto e vírgula;
2 – O else if pode ser usado quantas vezes foram necessárias;
3 – Em caso de vários testes para a variável é mais prático usar o “case“;
4 – Aprenderemos sobre o “case” nas próximas aulas.
Viu como é simples? Lembre-se, exercitar é fundamental, vamos aos exercícios?
EXERCÍCIOS:
1 – Desenvolva um algoritmo que receba duas variáveis e informe se uma é maior que outra ou se são iguais.
2 – Imagine-se desenvolvendo um sistema para uma escola, o usuário digitará uma nota do aluno e o algoritmo deverá devolver a situação do aluno, se o aluno obter nota maior ou igual a 7, o sistema deverá responder “Aluno Aprovado”, se entre 5 e 7, “Recuperação”, se menor que 5, “Reprovado”.
Justificativa das Questões:
Questão 1 – Nesse exercício, todas a variáveis são inseridas pelo usuário, o desenvolvedor validará o que for digitado. Em grandes sistemas, um dado depende de outro dado, e se estes não forem válidos, todo sistema é comprometido.
Questão 2 – Quando concluímos um exercício desse porte, já é um bom início, e passamos para os testes mais complexos. Então a justificativa é consolidarmos o alicerce para começar a pensar na construção das paredes dessa empreitada!
Bem meu amigo, por hoje é só! Espero que tenha gostado! Até a próxima!