Com mais de 300 milhões de usuários ativos mensais, o WhatsApp é provavelmente o serviço móvel de mensagens pela internet mais usado no mundo atualmente. Os usuários mais assíduos do WhatsApp certamente sabem que além de mensagens, o aplicativo também pode mandar imagens, vídeos, localização, contatos e gravações de áudio. Entretanto, o recurso de gravações de áudio não tinha muito destaque e isso estava levando o serviço a gradativamente ir perdendo espaço para outras opções de aplicativos que compartilham mensagens de voz com mais rapidez como o Voxer e o Zello. Felizmente, alguém no time de desenvolvimento do WhatsApp percebeu isso e o resultado já pode ser visto: A partir de hoje, os usuários do aplicativo irão começar a receber o serviço de chat por mensagens de voz.
O envio das mensagens é simples e não atrapalha quem pretende continuar usando apenas mensagens de texto: Se nada estiver inserido no campo de texto, o botão à direita do campo que outrora serve para enviar a mensagem torna-se um ícone de um microfone. Basta o usuário segurar o botão, falar sua mensagem e soltar para enviar. Caso você se arrependa de mandar a mensagem antes dela ser enviada, basta deslizar o dedo para o canto esquerdo para cancelar o envio. O recurso deve estar disponível durante a próxima semana para a maioria dos usuários.
Com a implantação do novo recurso, o WhatsApp ganha uma larga vantagem em relação aos seus concorrentes. Embora ele ainda não tenha chamadas de voz como o Viber, o envio rápido de notas de voz é uma grande vantagem do mensageiro em relação a aplicativos que têm isso como principal recurso, como o Zello e o Voxer. Será que com o WhatsApp suprindo essa necessidade, o fim desses concorrentes é apenas uma questão de tempo?