Hoje é dia de mais um Dicas para Linux. A dica desta semana diz respeito de uma das funções mais básicas e usadas no computadores pessoais: tirar “PrintScreen”.
Já falamos sobre o Shutter, um dos melhores gerenciadores de captura de tela do mercado, mas hoje a coluna trará algo um pouco diferente. O ScreenCloud, como o nome sugere, vai levar sua imagem capturada para a nuvem. Ao apertar a tecla “PrtScn” ou “PrintScreen” o aplicativo envia a internet a imagem capturada. Tudo pode ser armazenado, ainda, no Ubuntu One ou Dropbox.
Além da ideia básica de colocar as imagens capturadas em um lugar de fácil acesso, que não depende de seu computador, é possível configurar algumas opções, como formato da imagem, um atrasado na captura ou ativá-lo na inicialização do sistema operacional.
Mas como instalar o ScreenCloud? É simples. Ele está na maioria dos repositórios das distribuições Linux.
Instalação
No Ubuntu, a distribuição GNU/Linux mais utilizada no mundo, o programa encontra-se na Central de Programas. Para instalar basta procurá-lo e clicar para começar a instalação. Ou pode acessar o site oficial:
http://screencloud.net
Após a instalação, um ícone ficará aparecendo depois que o programa for aberto. Seu clicar de botão será regido pelo ScreenCloud.
Você que testou o ScreenCloud, gostou do programa? Ou tem outro de sua preferência? Deixe sua dica também.
Caso você queira colaborar conosco de alguma forma, seja enviando um post, uma sugestão de pauta ou dica, ou qualquer outra coisa que nos ajude a aprimorar ainda mais nossas colunas semanais, pode nos enviar um e-mail para [email protected]. Ficaremos muito felizes em atender o seu contato. Enquanto isso, por que não vê outras dicas que já publicamos aqui relacionadas ao sistema operacional Linux? Veja alguma destas: