Após meses desmentindo rumores de um possível console, Gabe Newell, fundador e diretor de projetos da Valve, confirmou que a empresa está trabalhando no Steam Box, um computador projetado especialmente para games e utilizando o serviço de distribuição digital Steam.
Em entrevista ao site Kotaku durante a Video Game Awards, Newell falou que pretende levar o PC para a sala de estar, tirando-o um ambiente separado de como é hoje. A ideia é competir diretamente com a próxima geração do Microsoft Xbox 360 e Sony PlayStation 3, transformando o PC em um console para jogos.
Em março deste ano o site The Verge declarou que as configurações do Steam Box já estariam definidas e o PC estaria equipado com um processador Intel Core i7, 8 GB de memória RAM, processador gráfico Nvidia e, sem dúvidas, rodaria por padrão a interface Big Picture. Mas apesar de ter configurações de PC, Gabe Newell, na entrevista acima, afirmou que o hardware será muito controlado, como acontece nos consoles, e somente após 3 ou 4 anos as configurações evoluiriam.

O objetivo da Valve é estabelecer no mercado um ponto de referência de hardware para que sejam desenvolvidos jogos de qualidade dentro desse parâmetro. A vantagem do Steam Box seria que as desenvolvedoras não pagariam qualquer taxa de licenciamento, estariam limitadas a um kit de desenvolvimento ou teria uma política restritiva, como acontece com Xbox 360, PS3 e Wii U. Além disso os jogos rodariam em qualquer PC, não sendo necessariamente exclusivos do serviço Steam.
Não se sabe mais sobre o equipamento, mas após declarações de Gabe afirmando que o Windows 8 é uma catástrofe, dizer que Linux é a melhor alternativa e desenvolver o Steam para o sistema do pinguim, especula-se que o Steam Box rodaria um sistema baseado em Linux. Rumores também apontam que o Steam Box seria mais que um console/PC, mas um central multimídia, batendo de frente com Apple TV e Google TV.
Steam Box não tem data oficial de lançamento, mas é provável que ainda em 2013 seja lançado.
Com informações de Kotaku.