O Paint.NET é um editor gráfico que nasceu pelas mãos de alunos de uma universidade como alternativa ao limitado Paint, da Microsoft, e acabou ganhando milhares de usuários por todo o mundo. O programa nem se comparar ao pai Photoshop, mas faz muito bem o básico de forma simples, rápida e gratuita. Além disso, ele suporta camadas e plugins da comunidade.
Recentemente uma nova versão do Paint.NET foi lançada. O Paint.NET 3.5 traz uma lista enorme de novidades e correções, sugeridas e/ou reportadas durante os estágios alpha e beta de desenvolvimento do programa. Além da interface totalmente remodelada, muito mais moderna e acabada, merece destaque o uso do DirectWrite, tecnologia presente no Windows 7 e Vista (via instalação do DirectX 11), para renderização de textos; melhoria de até 20% na performance e abertura de imagens; e compressão de arquivos em .PDN aprimorada.
Gratuito, fala português, é compatível com o Windows XP, Vista e 7, e roda sobre a plataforma .NET da Microsoft. Pode ser baixado daqui. Se você tem uma versão antiga do programa instalada, não é necessário removê-la, basta atualizar-se pelo próprio programa. Não se esqueça de conferir se a última versão do Microsoft .NET Framework está instalada na sua máquina.