A conhecida solução antivírus da Microsoft, a Security Essentials, perdeu a certificação AV-Test em seus mais recentes testes de nível de proteção – entre setembro e outubro – alcançando uma pontuação de apenas 1.5, de um máximo possível de 6.0 para esta categoria. O Microsoft Security Essentials passou em apenas 64% do total de testes de nível de segurança no conjunto de testes do laboratório. A grande falha do programa da Gigante de Redmond, foi em não reconhecer um volume satisfatório de ameaças “zero-day”, ou seja, aquelas que ainda não são conhecidas. Este percentual não cobre os requisitos para a certificação AV-Test e, além disso, é bem inferior aos 89% alcançados pela maioria das suítes de segurança avaliadas pelos especialistas da AV-Test.
O problema, segundo eles, reside no motor de heurística do software, que é o responsável por detectar comportamentos estranhos de algum processo que esteja ativado no sistema. Em contrapartida, o antivírus detectou 100% das ameaças com pelo menos 3 meses de idade. Mas acredito que isso qualquer software de segurança que se preze conseguiria. Se serve de consolo, o Microsoft Security Essentials se saiu muito bem nos testes de usabilidade, atingindo a nota 5.5 de um máximo de 6.0. Veja como ele se saiu em cada um dos testes realizados:

O pior de tudo não foi nem ter conseguido a certificação AV-Test, e sim ter sido a única solução de segurança a não passar nas provas. Entre os outros softwares avaliados pelos especialistas da AV-Test destaca-se o BitDefender, tendo as pontuações mais altas, considerando-se todos os aplicativos, tanto gratuitos como pagos. F-Secure Internet Security e Kaspersky Internet Security completam o pódio dos três melhores antivírus. Entre as suítes de segurança pagas as maiores pontuações foram conquistadas pelo ZoneAlarm Free Antivirus + Firewall da Check Point. Se quiser ver o resultado de todas as soluções avaliadas, basta clicar aqui e ir até o site da AV-Test.
Aqui cabe um alerta importante, especialmente para os novos usuários do Windows 8: considerando que a suíte de segurança Windows Defender, que integra o Windows 8, compartilha o mesmo motor de detecção do Security Essentials, talvez seja uma boa ideia que os usuários desses produtos busquem outra solução. Pelo menos até que a Microsoft reforce a sua suíte de segurança e a coloque no nível das demais suítes avaliadas.
Particularmente, tenho utilizado a solução da Microsoft há bastante tempo sem enfrentar problemas. Mas eu já sou veterano na internet e sei bem por onde caminhar e como evitar as armadilhas deste mundo traiçoeiro. Usuários com pouco conhecimento dos perigos da Internet podem não estar tão seguros assim. E você, qual solução de segurança usa na sua máquina e por que você a considera boa e eficiente? Deixe a sua opinião nos comentários.
Com informações: VR-Zone