Dicas e tutoriais

Dicas para Windows: Removendo um pendrive com segurança e sem enrolação

Aposto que você já fica com uma cara de desgosto só de saber que você deveria usar o botão Remover Hardware com Segurança no Windows para tirar seu pendrive ou qualquer outro disco removível. Eu sei que a vida é curta demais para remover hardware com segurança, como já dizia um poeta do samba. Porém, este é o melhor modo de assegurar que seu drive removível não seja corrompido ou até morto. Se você é daqueles que não tem paciência pra fazer “tudo isso“, o Windows pode te ajudar a pular este passo sem medo.

O procedimento de remover com segurança impede que o Windows escreva ou leia dados dentro do dispositivo, evitando o corrompimento de arquivos que porventura estejam sendo acessados. Mesmo que você, usuário, não perceba, o sistema pode estar processando algo através do cache que é feito, e uma remoção inesperada pode trazer danos que podem levar até a morte do disco. Porém, o Windows permite que você desative o cache no dispositivo e no sistema.

De início, conecte o seu disco removível ao PC e entre no Painel de Controle. Procure pelo Gerenciador de Dispositivos. Ao entrar, vá em Unidades de disco e encontre o disco lá. Clique com o botão direito nele e selecione Propriedades. Na guia Diretivas, em Diretiva de remoção, escolha a opção Remoção rápida, caso ela não esteja selecionada. Feito isso, basta apenas clicar em Aplicar e em OK.

Remover pendrive sem entrar naquele maldito ícone? Agora sim!
Remover pendrive sem entrar naquele maldito ícone? Agora sim!

Se você quer desempenho em vez da facilidade de remover, marque a opção Melhor desempenho. Vale lembrar que, escolhendo esta opção, você deverá sempre usar o recurso Remover Hardware com Segurança antes de desplugar o dispositivo. Mas aposto a tecla PauseBreak do meu teclado que a maioria vai preferir a Remoção Rápida. Assim, você vai poder realizar o sonho de simplesmente puxar o seu pendrive da porta USB sem peso na consciência.

Gostaram da nossa dica de hoje? Espero que sim e que ela seja muito útil para você. Caso você queira colaborar com a nossa coluna Dicas para Windows, que vai ao ar todas as terças-feiras, pode nos enviar um e-mail para contato@guiadopc.com.br ou então através de nosso formulário de contato. Enquanto isso, talvez queira dar uma lida em nossas dicas anteriores e aprender um pouco mais!

Tags: Dicas para Windows, Microsoft, Windows 7

Você também vai gostar

Leia também!