Atualmente, qualquer serviço disponível na internet precisa de um email para funcionar. Determinados programas também, principalmente em versões trial. Alguns desses serviços e programas são duvidosos e não merecem ter o seu principal email na mão deles. Seria spam na certa. Mas, para isso, temos os emails descartáveis, tipo lenços de papel, que usamos uma vez e jogamos fora, sabe? :P
Acho que esse exemplo já ajudou muita gente a entender a proposta dos emails temporários. :P Pois bem, o conceito deles é “fazer cadastros em sites que você não confia, para não revelar seu email verdadeiro, manter sua privacidade e diminuir a chance de receber spam”.
Existem diversas opções de email temporário. Neste post, recomendaremos algumas mais confiáveis.
1. Emailtemporario.com.br

Muito pouco conhecido, o emailtemporario.com.br dá um email com 15 minutos. Você poderá receber e responder mensagens a partir dali. Caso seja necessário, há a opção de aumentar o tempo para 15 minutos novamente.
Alguns números dados pelo serviço sobre a atuação deles, pelo menos até o momento deste post:
Nós já fornecemos 263257 emails temporários, recebemos 4230614 mensagens e enviamos 263 respostas. Entre as 4230614 mensagens recebidas, 298940 foram destinadas a emails válidos e 3931974 para emails expirados (provavelmente spam).
2. 10 Minute Mail

Como o próprio nome diz, é um serviço gratuito de email que funciona por 10 minutos e também pode continuar sendo estendido por períodos de 10 minutos. Se não for pedida a extensão do tempo, o email desaparece para sempre.
O diferencial do 10 Minute Mail é que ele altera o domínio dos emails constantemente, evitando o bloqueio do cadastro pela identificação de email temporário. Acredite, isso acontece.
Ele também tem um aplicativo para iOS, para criar um email temporário a partir do seu iPhone ou iPad. Custa apenas $0,99 na App Store.
Estes dois serviços são ótimos, tanto pela simplicidade (no caso do emailtemporario.com.br) quanto na comodidade (pro 10 Minute Mail), mas há outras alternativas também, como o Tempalias, que permite até escolher o tempo de duração do email.