Análises

Review: Ubuntu Touch – Primeiras impressões

Introdução

O Ubuntu Touch foi liberado no dia 21 de fevereiro para desenvolvedores, entusiastas (eufemismo para “malucos“) e usuários avançados (outro eufemismo). É claro que esse redator aqui é “entusiasta” e “usuário avançado” e testou o sistema para passar aos leitores do Guia do PC uma noção de como a Canonical está construindo o sistema.

O sistema baseado na mais popular distribuição Linux, por enquanto, só funciona na linha Nexus, mas desenvolvedores no XDA-Developers já estão trabalhando em meios para portar o sistema para outros aparelhos. Durante esse review foi usado um aparelho Samsung Galaxy Nexus GSM (Maguro) e o Ubuntu Touch Developer Snapshot. Então, vamos ver como essa belezinha se saiu em nossos testes? :)

Sobre o Sistema

Com o lançamento para consumidores previsto para 2014, o Ubuntu Touch é a aposta da Canonical para concorrer num mercado cada vez mais competitivo: Sistemas Móveis. Chegando para brigar com os gigantes da Google (Android) e da Apple (iOS) e desbancar o Windows Phone da Microsoft, a criadora do Ubuntu quer criar seu ecossistema girando em torno da sua plataforma opensource, investindo nas tecnologias de nuvem, web apps e serviços ao usuário doméstico.

Ubuntu-the-human-touch

Basicamente, os aplicativos do Ubuntu Touch vão funcionar via internet usando tecnologia HTML 5 (os WebApps) ou via aplicativos nativos, escritos em C e C++ com direito a suporte a tecnologia OpenGL, para ajudar no desenvolvimento de animações e jogos completos.  A Canonical também está implementando no sistema uma tecnologia que permite usar o smartphone acoplado numa dock, como se fosse um computador normal, desde que haja um monitor, teclado e mouse para operar o smartphone como um PC convencional, ao qual já estamos habituados.

Ubuntu Touch

O processo de instalação do Ubuntu Touch é bem cansativo e perigoso. Não iremos abordar os passos para isso neste post, mas em breve publicaremos um explicando o passo a passo para quem quer instalar o sistema da Canonical em seu smartphone ou tablet Nexus. Depois de fazer o dispendioso processo de instalação, o Ubuntu Touch oferece o sistema ao usuário num boot bem rápido, cerca de 3~5 segundos. O sistema em si não tem nenhuma tela de bloqueio, apenas uma tela inicial com alguma informação relevante como chamadas perdidas, novas mensagens de texto ou postagens no mural do Facebook.

Tela Inicial do Ubuntu Touch
Tela Inicial do Ubuntu Touch

O sistema todo é orientado pela direção que você desliza seu dedo pela tela:  Esquerda chama a lista de aplicativos, direita chama o último aplicativo aberto, para cima puxa um menu contextual do aplicativo atual e/ou as configurações do sistema/app  e, por fim, para baixo temos a central de notificações.

Além dos controles por toque e deslize (o que elimina a necessidade de botões além dos já tradicionais power e volume) , o Ubuntu Touch é totalmente orientado para as redes sociais e aplicativos Web. Graças a essa capacidade, o sistema já vem com as principais redes sociais disponíveis no próprio sistema: Twitter, Facebook, Gmail, Flickr etc. Graças aos Web Aplicativos, dispensa-se a escrita de um código do zero para criar uma aplicação no Ubuntu Touch, pois ele usa a página móvel do serviço e adapta para o sistema, integrando, por exemplo, notificações do app na central de notificações do Ubuntu.

Tela mostrando os aplicativos instalados
Tela mostrando os aplicativos instalados

Falando em central de notificações, a do Ubuntu Touch é simplesmente um primor. Você escolhe um ícone da barra superior e ela exibe uma informação contextual: deslisar o dedo para baixo partindo do ícone de mensagens da barra superior vai exibir os últimos tweets recebidos, SMSs, notificações do Facebook etc. Deslisar o dedo a partir do relógio, mostra o fuso horário, próximos eventos, compromissos da agenda, etc.

Developers Snapshot

Como a versão do sistema ainda era um “pré-alpha”, ele estava terrivelmente instável. Mas isso já era de se esperar: por vezes, durante a análise, o sistema travava, reiniciava (ou mesmo se recusava a iniciar). Além de travar, ele rodava com desempenho precário e ainda está salpicado de bugs e funções ainda não implementadas, como botões que (ainda) não funcionam ou estão com funções incompletas. É claro que se tratando de um “pré-alpha”, ou versão “Developer Preview”, isso já é de praxe, mas eu confesso que esperava um desempenho melhor. Talvez seja ganância minha esperar isso de um sistema que nem está em vias de receber o título de Alpha, mas fica a critério dos leitores julgar isso. Porém, para minha surpresa, o sistema usava todo o potencial da tela do Galaxy Nexus, funcionando com alta densidade de pixels.

O teclado só voltou a funcionar depois de abrir e fechar o app.

Conclusão

O Ubuntu Touch é uma aposta e tanto num mercado dominado por Android e iOS. O Windows Phone se esforça pra conseguir mercado e desenvolvedores enquanto Google e Apple conquistam cada vez mais consumidores numa espécie de “Guerra Fria dos Smartphones“, cada um com seus fiéis usuários. A Canonical aposta nos WebAplicativos e na Cloud Computing para conquistar o coração dos usuários. Ainda é muito cedo para tecer uma opinião a respeito do desempenho do Ubuntu Touch, não dentro de um aparelho, mas dentro do mercado de dispositivos móveis. É claro que ainda serão lançadas versões mais maduras e mais usáveis para os consumidores finais e, claro, nós do Guia do PC iremos acompanhar o crescimento desse sistema que de forma nenhuma deve ser ignorado.

Mas o que você acha? Será o Ubuntu Touch uma aposta viável da Canonical para o mercado móvel? Seria esse sistema muito diferente para cair no gosto dos consumidores? Ou o nome “Ubuntu” ou associação com o “Linux” dificultaria tudo?  O que mais será implementado no futuro? Queremos sua opinião! Participe nos comentários e vamos conversar a respeito!

Essa foi a nossa coluna Review da Semana. Esperamos sinceramente que tenha gostado da nossa análise do Ubuntu Touch. Quando a Canonical lançar uma nova versão, mais estável, o que você gostaria que analisássemos? Basta dizer aí nos comentários! Se você tiver também alguma dica ou sugestão de pauta, por favor, nos envie um e-mail para admin@guiadopc.com.br que teremos o mais prazer em analisar! Abaixo, as matérias das semanas anteriores da nossa coluna:

Tags: Canonical, Review da Semana, Ubuntu Touch

Você também vai gostar

Leia também!